Nunca se falou tanto em suplementos alimentares, seja para ganhar músculo, engordar, contra o envelhecimento, para regularizar os sistema hormonal e, claro… para emagrecer.
Pois bem, o que não podemos esquecer é que seja para a finalidade que for, os suplementos alimentares são substâncias químicas, por isso, não devem ser usadas sem uma supervisão.
Na verdade, esses suplementos têm como principal função complementar a alimentação, sendo compostos de vitaminas e minerais ou apenas por determinadas substâncias para exercerem funções específicas, como ganhar massa muscular, por exemplo..
Para que servem os suplementos
Como dito acima, os suplementos têm como principal função complementar a alimentação saudável, e não substituí-la. Por isso, devem ser indicados e supervisionados por um médico ou nutricionista.
Existem aqueles suplementos alimentares compostos por todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), e aqueles que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.
São tipos de suplementos alimentares:
- Suplemento alimentar proteicos (para ganhar massa muscular)
- Suplemento alimentar termogênico (para emagrecer)
- Suplemento alimentar hipercalórico (para ganhar peso)
- Suplemento alimentar antioxidante (retardar o envelhecimento)
- Suplemento alimentar hormonal (regularizar o sistema hormonal)
Como usar os suplementos alimentares
Para não trazer prejuízos para a saúde, é fundamental só iniciar o uso de algum suplemento com indicação médica, respeitando o tipo e a dose recomendada pelo médico ou nutricionista.
Um ótimo emagrecedor natural hoje em dia é o ideal slim que é um produto 100% natural e não tem nenhum tipo de efeito colateral.
Vale ressaltar que o excesso de vitaminas ou outros componentes presentes na fórmula do suplemento pode prejudicar órgãos como o fígado e/ou rins.
Porém, sob indicação e supervisão, o uso de suplemento costuma ser uma forma eficaz de garantir determinadas vitaminas que o organismo não esteja recebendo por outro meio, além de também, ser um grande facilitador em dietas para engordar, ganhar músculos ou emagrecer.
Lembrando que é fundamental evitar exageros, seguindo as recomendações médicas de dosagem e tempo de uso.
Suplementos para emagrecer funcionam?
Não é de hoje que já foi comprovada a eficácia do suplemento para emagrecer, principalmente, por ser termogênico, aumentando o metabolismo basal e contribuindo para eliminar gordura corporal.
Porém, apesar de ser comprovadamente eficaz, seu uso indiscriminado pode trazer sérias consequências para a saúde, além de não excluir a necessidade de investir em uma dieta hipocalórica, além de atividades físicas, ou seja, ele serve apenas como uma ferramenta a mais para alcançar melhores resultados mais rapidamente.
Suplementos alimentares naturais
O que muita gente não sabe é que é possível investir em suplementos alimentares naturais, que são melhores que os sintéticos, pois não oferecem contraindicação ou efeitos colaterais, ou seja, não prejudicam a saúde.
Mas, atenção, mesmo sendo naturais, os suplementos alimentares naturais também só devem ser utilizados sob orientação médica, já que em alguns casos seu uso pode não ser indicado, como durante a gravidez, a amamentação…
Dentre os muito exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer podemos citar ágar-ágar, Spirulina…